Arquivo da tag: São Paulo nunca foi rebaixado

Acredite se quiser: O São Paulo NUNCA foi rebaixado!

Olá amigos e leitores do Isto é SPFC, hoje estarei estreando uma coluna que irá desmistificar todos os mitos que envolvem o nosso tricolor. Ao término de cada texto, você entenderá porquê alguns mitos da história do São Paulo ganharam tanta força e será capaz de desmistificá-los… Boa leitura!

Para começar, escolhi um dos assuntos mais irritantes: o suposto rebaixamento do São Paulo em 1990…

Afirmação: O São Paulo foi rebaixado no Paulista de 1990.

Veredito: FALSO!

Provas: Regulamento do campeonato paulista de 1990.

Cópia do regulamento oficial do campeonato paulista de 1990. Fonte: SPFCpédia.

O campeonato paulista de 1990 foi dividido em 2 grupos. Segundo o regulamento, durante as 2 primeiras fases os times se enfrentariam dentro e fora dos seus grupos e ao fim dessas fases, os 12 melhores times (independente do grupo que faziam parte) seriam classificados para a próxima fase.

O São Paulo não se classificou entre os 12 primeiros e disputou uma espécie de repescagem, que estava prevista no regulamento. Na repescagem, os times que não se classificaram nas primeiras fases, disputariam entre si (divididos em 2 grupos). O time de melhor campanha em cada grupo, se juntaria aos 12 times já classificados nas primeiras fases, totalizando 14 times para a 3ª fase do campeonato paulista.

O São Paulo também não se classificou através da repescagem. Assim sendo, 14 times foram classificados e 10 times ficaram de fora.

Segundo o regulamento, o campeonato paulista de 1991 seria formado pelo grupo I, constituído pelas 14 equipes classificadas no campeonato de 1990 e pelo grupo II formado pelos 10 times que não se classificaram em 1990, mais 4 times originários da divisão especial.

Dizer que o São Paulo foi rebaixado em 1990 é o mesmo que dizer que 10 times foram rebaixados no campeonato daquele ano, e isso é algo muito improvável de acontecer, uma vez que, assim sendo, a primeira divisão do ano seguinte contaria apenas com 14 equipes.

Se o grupo II, do qual o São Paulo fez parte em 91 era a “2ª divisão”, por que os times campeões do grupo da divisão especial foram promovidos ao grupo II? Em todos os campeonatos que temos conhecimento na atualidade, os campeões da divisão especial, ingressam na 1ª divisão, e foi o que aconteceu em 1991.

No regulamento do campeonato paulista de 1991, havia uma cláusula que defendia que no campeonato de 1990 não haveria descenso.

descenso

s. m.

Movimento descensional; abaixamento; descida.

Em outras palavras, conforme previsto no regulamento, no campeonato de 1990 não haveria rebaixamento para a 2ª divisão, assim como no campeonato de 1989. É válido lembrar, que o regulamento foi lido e acordado por todos os times paulistas participantes do campeonato naquela ocasião.

Abaixo um trecho da revista Placar que deixa claro que NÃO HAVERIA DESCENSO no campeonato de 1990:

Trecho da revista Placar. Fonte: SPFCpédia.

Ainda que muitos jornais da época tenham noticiado o rebaixamento do São Paulo, é importante lembrar que essa é uma notícia falsa, baseando-se nos fatos do campeonato e no regulamento de 1990. É claro que os rivais irão buscar motivos para nos desmerecer, mas se algum dia você ouvir algo com relação a esse suposto rebaixamento do São Paulo, saiba que isso é mentira! E argumente, argumente com todos os fatos que provam que esse rebaixamento é inverdade.

Veja aqui uma matéria publicada pelo jornal Estadão:

Jornal O Estado de São Paulo.

Em nenhum momento, eles fazem alusão ao suposto rebaixamento do São Paulo.

Pra finalizar, a opinião da Federação Paulista de Futebol sobre o assunto:

E como se não bastasse, o São Paulo foi “rebaixado” no Paulista de 1990 e foi campeão da 1ª divisão no Paulista de 1991… Estranho, não?

Foi exatamente assim que tudo aconteceu, o São Paulo NUNCA foi rebaixado, ao contrário do que dizem alguns torcedores rivais. Agora que você já sabe a verdadeira história, espalhe-a! Afinal de contas, é para poucos torcer para um time que nunca foi rebaixado.

Rebaixamento do São Paulo em 1990? Isso é MITO!

Os fatos estão aí. Acredite se quiser…

Sigam-me no twitter: @Ray_SPFC